(85) 98947-4543 | (85)3274-7590 contato@starmidiaecafe.com.br Rod. BR 116, 9460 - Bairro Barroso - Fortaleza/CE

Berço gastronômico de muitas delícias, a Itália também é a criadora do café espresso, o mais popular preparo da segunda bebida mais consumida no mundo.

Por isso, não se engane: o café expresso é, na verdade, espresso – com “s”. Mas não precisa se preocupar, pois a pronúncia é quase igual! E, aqui no Brasil, independentemente do “s” ou do “x”, o que a gente gosta mesmo é de um cafezinho bem feito!

E, já que começamos a contar essa história, que tal pegar a sua xícara de café espresso para te acompanhar nos detalhes desse acontecimento?

 

Como o café espresso surgiu

 

A primeira máquina de café espresso é de 1884, patenteada em Turim, na Itália. Ao longo dos anos, outros inventores italianos aperfeiçoaram o modelo, mas foi em 1947 que Achille Gaggia criou algo que mudaria os rumos da bebida: a bomba manual para a máquina de café.

A invenção permitiu que o café fosse extraído com mais pressão e mantivesse os óleos essenciais do grão que, ao chegar à xícara, trazia o intenso sabor do espresso coberto pela crema.

Sim, é isso mesmo que você está pensando: a crema, ou creme, é aquela espuminha que acompanha todo bom espresso!

Gaggia foi tão certeiro na invenção que, mesmo passados mais de 70 anos desde que sua máquina foi patenteada, os modelos atuais ainda são bem próximos desta versão.

O sucesso do sabor marcante do espresso foi muito grande na Itália e essa nova forma de “passar um cafezinho” foi tomando espaço em outros países, até se tornar a preferida dos consumidores em todo o mundo. Não à toa, convidar para tomar um café é um hábito globalmente famoso!

 

Por que o café virou sinônimo de socialização?

 

“Vamos tomar um cafezinho?” é uma expressão com significado muito maior do que o ato de beber café. No Brasil, o convite para tomar café é sinônimo de socialização, de aproximação, de afeto.

Quem trabalha fora de casa sabe o quanto o café é importante para manter a rotina laboral em funcionamento. Engana-se quem acha que a pausa para degustar essa bebida é para matar o tempo. Essa paradinha traz muitos benefícios, como:

  • é no espaço do café que pessoas de diferentes áreas se encontram e podem trocar ideias, resolver problemas ou pendências;
  • o consumo moderado de cafeína melhora o estado de vigilância e de alerta e diminui a sonolência, ou seja, tome um café espresso pra ficar mais esperto;
  • o networking promovido pelo espaço do café se fortalece e o clima organizacional tende a melhorar;
  • oferecer um bom cafezinho também é uma gentileza para clientes, pacientes e visitantes! 

Aliás, um bom investimento que as empresas podem fazer para o bem-estar dos colaboradores é disponibilizar uma boa máquina de café – com opção de café espresso, claro!

Em local acessível, as pessoas se servem rapidamente, têm um intervalo saboroso e produtivo e retornam satisfeitas aos seus postos. A máquina de café é um ótimo benefício para quem quer oferecer um plus ao time. 

Agora que você já conhece um pouco da história do café espresso – ou expresso – e entendeu o porquê essa bebida é tão importante no dia a dia, que tal conhecer melhor a Star Mídia e Café?

Somos referência no segmento de vending machine de alimentação, bebidas frias e as de café e bebidas  quentes.  Conheça no linha de máquinas automáticas para espaços corporativos.  

Enter em contato conosco – clique aqui

About the author

Leave a Reply