A sala de descompressão é um lugar dentro da empresa, onde os funcionários possam se desconectar um pouco do trabalho e relaxar. A importância desse espaço é tanta que, em 2020, o estado de São Paulo aprovou uma lei que obriga hospitais públicos e privados a oferecerem uma área de descompressão para a equipe de enfermagem.
No espaço, geralmente é vedado que os trabalhadores continuem desempenhando suas atividades laborais, principalmente por ser uma sala de acesso a funcionários de diferentes setores da empresa.
Ficou interessado em ter uma sala de descompressão na sua empresa? Então mostraremos dicas de como organizar o espaço para propiciar conforto.
Motivos para montar uma sala de descompressão
O objetivo de uma sala de descompressão é fornecer artifícios que incentivem os funcionários a se entreter e relaxar. A depender da empresa e do tipo de trabalho, os funcionários poderão adentrar somente em seus horários de pausa, antes, ou ao final da jornada de trabalho.
Ainda que careça de regras ou leis que determinem como montar o espaço, recomenda-se evitar uma aparência de escritório, já que a sala tem a intenção de afastar (mesmo que por minutos) a rotina de trabalho.
O espaço ainda ajuda funcionários a voltarem (ou começar) ao trabalho mais relaxados e menos tensos. Assim, podem desempenhar suas funções com mais energia e ser mais produtivos.
Como montar o espaço de descanso
Como mencionamos anteriormente, a montagem da sala de descompressão é livre, contudo, precisa ter uma abordagem convidativa e descontraída.
A sala pode ser dividida em mais de um espaço ou disponibilizar toda a integração em uma, a depender do orçamento da empresa e de áreas disponíveis.
A seguir, mostraremos ideias e exemplos de sala de descompressão:
- Área do descanso: muitas empresas têm alta carga de trabalho, como hospitais e fábricas. Por isso, que tal oferecer um espaço onde os funcionários possam tirar aquela soneca ou simplesmente relaxar nas pausas? No local, podem ser ofertados pufes e sofás;
- Sala de recreação: já é tendência disponibilizar jogos nas empresas. Assim, facilita-se a integração entre os funcionários dos mesmos níveis e, ainda, com seus superiores. Aqui, a regra é livre: vale desde vídeo game até tabuleiros ou mesas de pebolim, ping-pong, dardos etc.;
- Área multimídia: muitos funcionários conciliam o trabalho com estudos. Por isso, disponibilizar computadores pode ajudá-los a seguir os estudos diariamente, principalmente dos que não têm muito tempo para estudar em casa;
- Estação de bebidas e petiscos: esta é uma ideia que ajuda bastante quando a vontade de mastigar algo chega. Disponibilizar uma estação de bebidas e de snacks no trabalho evita que o funcionário perca tempo de pausa ao descer e esperar em filas fora da empresa para comprar algo rápido. Além disso, as vending machines podem trazer outra fonte de lucro à empresa, já que o dinheiro arrecadado nas máquinas fica integralmente em sua posse.
Esses exemplos acima são algumas ideias de espaços e como elas podem agregar na rotina dos funcionários. A Star Mídia e Café tem toda a experiência que você precisa.
O importante é que a montagem siga a cultura da empresa, com uma abordagem compatível ao comportamento dos funcionários – tipo de trabalho, faixa etária, carga horária etc.
Quer conhecer as melhores opções para a sua empresa? Entre em contato conosco – Clique aqui e agende uma visita.