(85) 98947-4543 | (85)3274-7590 contato@starmidiaecafe.com.br Rod. BR 116, 9460 - Bairro Barroso - Fortaleza/CE

Se o café engorda? Muita polêmica sobre esse assunto. Leia o texto abaixo e forme sua opinião.

Não é segredo pra ninguém que o café é a bebida queridinha dos brasileiros, tomar uma dose de café pela manhã ou depois do almoço é o ritual de milhões de pessoas. E ao contrário do que muitos pensam, o café não engorda, ele ajuda na saúde.

Porém, ele não causa malefícios à saúde somente quando é consumido de maneira moderada e puro, sem açúcar, adoçante, chantilly, chocolate, entre outros acompanhamentos calóricos.

É mito que o café engorda, na verdade ele é um aliado no emagrecimento e traz diferentes benefícios à saúde.

Motivos que tornam o café um aliado no emagrecimento

O café acelera o metabolismo e auxilia na queima de gorduras, por isso ele não engorda. Ele age como um estimulante e amplifica o desempenho do corpo durante exercícios físicos.

O organismo gasta algumas calorias por dia para se manter funcionando, a chamada Taxa Metabólica de Repouso (TMR) ou Basal (TMB). Esse valor varia em cada pessoa e, quanto maior ele for, mais fácil é emagrecer.

Alguns estudos mostram que a cafeína pode aumentar essa taxa em 3 a 11% a curto prazo, com menor efeito em pessoas obesas e mais velhas. Por ser um termogênico natural, o café não engorda.

Os profissionais até recomendam que seja tomada uma xícara de café 30 minutos antes do treino para dar um gás nos exercícios. Mas também é importante não exagerar no consumo da bebida, pois nada em excesso faz bem.

É essencial lembrar que o café sozinho não é suficiente para que uma pessoa perca peso, ele só tem efeito positivo quando consumido junto com uma alimentação balanceada, atividades físicas frequentes e hábitos saudáveis.

Leia, também:

Benefícios do café

O grão de café além de possuir a cafeína, oferece zinco, ferro, magnésio, potássio, proteínas, lipídios e aminoácidos. Alguns estudos indicam que uma xícara diária de café além de não engordar, contribui na prevenção de algumas doenças,

Entre elas estão alguns tipos de câncer, diabetes tipo 2, reduz a mortalidade por doenças cardiovasculares e tem ação anti-inflamatória. E, ainda, quando consumido de forma moderada, traz benefícios como:

  • Auxilia na digestão;
  • Alivia o estresse;
  • Faz bem para o cérebro;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Alivia dores de cabeça;
  • Melhora o raciocínio e memória;
  • Ajuda a melhorar sintomas respiratórios, como asma;

Para que a cafeína tenha efeitos positivos no organismo, a dose recomendada diariamente é entre 3 e 4 xícaras pequenas, o que equivale a 400 miligramas.

Se você está buscando perder peso e tem medo do café engordar, já pode ficar tranquilo, é mito! O cafezinho na dieta é garantido, de forma moderada, e além de ser liberado tomar, ele traz benefícios para a saúde.

Quer preparar um cafezinho saboroso e com muita praticidade? Conheça as máquinas automáticas de café e bebidas quentes da Star Mídia e Café.

About the author

Leave a Reply