(85) 98947-4543 | (85)3274-7590 contato@starmidiaecafe.com.br Rod. BR 116, 9460 - Bairro Barroso - Fortaleza/CE

O café tem feito parte da vida do brasileiro desde a época dos cafezais, e com a correria do dia a dia ele é um recurso essencial para dar aquele gás na rotina. E um dos tipos de cafés que mais combinam com as rotinas intensas é o café liofilizado, será que você já tomou?

O nome diferente pode até assustar, mas o café liofilizado é mais comum do que se imagina, e surgiu da necessidade de praticidade na hora do preparo. Esse tipo de café pode ser considerado como uma inovação dessa bebida que é consumida desde o século XIV.

O QUE É CAFÉ LIOFILIZADO?

Para entender o que é café liofilizado é necessário compreender o processo de fabricação do café, e o processo de liofilização.

A fabricação do pó de café comum que consumimos em casa envolve um processo industrial metódico, onde é feita a seleção rigorosa dos grãos para que, somente depois, sigam para o processamento em grandes maquinários.

Basicamente o processamento do pó de café convencional é constituído pela secagem do grão, torra e moagem.

Agora que entendemos o processo básico de fabricação do café convencional precisamos compreender o que é o processo de liofilização.

O processo de liofilização nada mais é que a desidratação de alimentos, os quais são, a princípio, submetidos a uma temperatura menor que -50°C, e depois processados em uma câmara de vácuo com temperaturas elevadas.

Esse processo de mudança de temperatura altera a característica da água contida na substância liofilizada, levando a um processo de sublimação. Esse processo evita a ação de microrganismos e enzimas que naturalmente levam à degradação dos alimentos.

Sabendo de tudo isso, compreendemos que o café liofilizado, é um café que teve todo o líquido presente em sua composição congelado, e depois aquecido a temperaturas extremas, que resultaram na sublimação da substância.

Esse processo de liofilização do café garante que todas as propriedades nutritivas do grão sejam preservadas, mesmo que processadas, embaladas e consumidas muito depois de serem processados.

A verdade é que o nome industrial do café que passa por esse processo de fabricação é café liofilizado, mas no mercado ele é o famoso café solúvel.

AS VANTAGENS DESSE TIPO DE CAFÉ

Pelo fato do processo de liofilização basicamente preservar as propriedades dos alimentos, podemos considerar que no caso do café liofilizado, ela torna o pó comercializado muito mais natural, levando em conta que muito das propriedades do grão se perde no processamento do pó convencional.

Além disso, o aroma e o sabor da bebida ficam mais suaves, tornando também toda a experiência de apreciação da bebida mais natural.

Outro ponto muito vantajoso e que não se pode deixar de mencionar é a praticidade no preparo. Basta adicionar água à solução, e voilá, o café está pronto, sem necessidade de sujar outros equipamentos de cozinha como coador e recipiente coletor.

Dentre as vantagens do café liofilizado já apontadas podemos ressaltar ainda:

  • Maior cremosidade
  • Evita desperdício de café;
  • Preparo uniforme (permite o preparo de várias xícaras com o mesmo sabor).

Mas e aí, você já bebeu? Gostou? Conte para gente nos comentários.

Para empresas onde o consumo diário de café é grande, temos uma sugestão as máquinas automáticas de café.  Quer conhecer alguns modelos? clique aqui.

Sobre o Autor

Deixe seu comentário!