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Imagine que todas as empresas criem estratégias sólidas de um bom atendimento ao cliente. Como seu negócio poderá se diferenciar?

O segredo para fortalecer a relação da empresa com seu público-alvo a caminho da tão desejada fidelização é fixar boas práticas que levam ao bom atendimento ao cliente. Ainda é necessário mantê-las sólidas, estabelecer estratégias e absorvê-las como filosofia do dia a dia, treinando os colaboradores a entender seus consumidores.

Com isso estabelecido,  torna-se possível ter um padrão de práticas para o bom atendimento ao cliente que confere aproximação e familiaridade entre consumidor e marca. Sobretudo, os funcionários já terão o formato de atendimento organizado, cada vez mais dominando as práticas da empresa para se relacionar com os compradores.  

As 05 dicas para estabelecer um bom atendimento ao cliente

Aplicando cada uma das dicas a seguir, sua empresa terá o terreno do bom atendimento ao cliente preparado e regado. Basta esperar e cuidar deste campo fértil para colher frutos que reforçam a presença e visibilidade da empresa com o tempo.

  • Entenda seu público-alvo

Todo cliente em potencial carrega problemas e incômodos que determinado produto é capaz de aliviar. Esse é o motivo pelo qual, além de saber quem compra o produto, é imprescindível compreender seus padrões e comportamentos.

Muitas respostas residem nos próprios produtos e naquilo que eles são capazes de oferecer como benefícios. Saber conduzir a compra alinhando a mercadoria ou serviço com a expectativa de quem o adquire ou pretende fazê-lo caracteriza o entendimento do público-alvo.

Ouça seus compradores, diga que entende todas as suas preocupações. Essa identificação com eles é o primeiro passo para a proximidade e familiaridade. 

  • Implemente a comunicação S.C.O.T

A sigla S.C.O.T significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência.

Em primeiro lugar, quando o potencial comprador vê que o colaborador domina todos os aspectos do produto ou serviço, ele sentirá a segurança de que precisa para confiar na empresa. O essencial é oferecer soluções reais, e não inventá-las. Essa prática não condiz com o padrão do bom atendimento ao cliente. 

Em segundo lugar, a clareza é fundamental. Dar todo o esclarecimento de que o consumidor necessita evitará que ele tenha surpresas pós-compra, tornando-se algo vital, se você deseja que ele retorne. 

A objetividade tanto atua na rapidez do processo de venda como na eliminação de ideias errôneas que os clientes podem ter, ou seja, a venda também é um processo educativo! Lembre-se disso. 

Por fim, a transparência é a peça chave que une tudo o que a comunicação S.C.O.T oferece. Em poucas palavras: atendimento honesto. Se não souber dar as respostas, seja transparente e diga que buscará a informação solicitada. Tal atitude o fará se sentir acolhido e importante, diferentemente de  enganado no processo de venda. 

  • Treine seus colaboradores

Colaboradores treinados e que prezam pela imagem da empresa são os mais aptos a transmitirem efetivamente aquilo que a instituição de fato é. Ter um bom profissional para orientar e educar os funcionários garantirá que esses últimos, futuramente, farão o mesmo com os clientes. 

Uma equipe treinada e com conhecimento pleno da imagem que a empresa busca passar é essencial para representar a marca de forma autêntica. Além da venda, serão profissionais que educarão os consumidores. 

  • Tenha um ambiente aconchegante e interativo

A dica é oferecer um ambiente aconchegante, mesmo se sua empresa ainda for de pequeno porte, pois torná-lo agradável reforça a primeira impressão a ser percebida. 

Provavelmente, uma das dicas mais valiosas seja cuidar do design interior e da disposição dos móveis com a finalidade do local ser aconchegante, o que pode ser feito por qualquer empresa, mesmo as de pequeno porte. 

Máquinas interativas como as vending machines em um ambiente confortável, além de agradável, contribui para a interação das pessoas com a marca. E, do que todos clientes gostam? Café!

Ter uma máquina de café no local colaborará muito nessa relação próxima do cliente com sua marca, e ainda trará um diferencial durante o atendimento.

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  • Facilite o contato com a empresa

Por fim, chegamos a um ponto em que há unanimidade de opinião: ninguém gosta de não conseguir contato por meio de números telefônicos com os quais sejam difíceis de se comunicar. Daí, surge como opção, canais digitais para expandir as formas de relacionamento e não congestionar nenhum dos canais de interação com os clientes.

Tudo isso deve ser feito levando em conta a imagem da empresa. No final, seus clientes, bem atendidos, poderão dizer ainda: “Você viu? Dá até para tomar um cafezinho rápido.”. 

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