06 DICAS PARA MELHORAR A RECEPÇÃO DE SUA CLÍNICA
(85) 98947-4543 | (85)3274-7590 [email protected] Rod. BR 116, 9460 - Bairro Barroso - Fortaleza/CE

06 DICAS PARA MELHORAR A RECEPÇÃO DE SUA CLÍNICA

A recepção de clínicas não precisa ser um local asséptico, sem graça e pouco acolhedor, afinal os pacientes, que já não estão se sentindo bem, ficarão muito mais confortáveis se esse espaço oferecer a eles comodidades e maior praticidade.

Outra questão está relacionada à organização do espaço para que os funcionários, a exemplo de telefonistas e recepcionistas, possam desempenhar melhor suas funções, com mais agilidade e produtividade, o que termina por beneficiar a clínica como um todo.

Recepção de clínicas: 6 dicas para melhorá-las

Como apontado, é possível fazer da recepção de clínicas um local mais aprazível para todos, por isso, anote essas 6 dicas e saiba como colocar esse plano em prática:

  1. Treinamento da recepcionista: Treinar os funcionários que prestam atendimento é o primeiro passo para melhorar a recepção, por isso essa é uma etapa que não pode ser deixada de lado.

É importante que todas as recepcionistas conheçam os protocolos da clínica, estejam aptas a passar informações e responder as dúvidas mais frequentes dos pacientes, além de saber como preencher, solicitar e preencher guias e formulários;

  1. Escolha dos móveis: Os móveis utilizados pelos funcionários devem ser ergonômicos e de boa qualidade, afinal, eles permanecerão em seus lugares por longos períodos, em geral, durante todo o expediente.

Já os móveis presentes na sala de espera, como mesas, cadeiras e sofás devem ser confortáveis, duráveis e fáceis de higienizar, por isso é indicado evitar mobiliário que pode furar, manchar ou quebrar com facilidade;

  1. Organização do espaço: A recepção de clínicas deve ser bem sinalizada para que os pacientes não se sintam perdidos, por isso o uso de placas e adesivos para informar a localização de banheiros e salas é uma ótima saída.

Além disso, é preciso pensar na acessibilidade dos pacientes, por isso os móveis devem ser posicionados de modo a não formar obstáculos perigosos, especialmente aos mais idosos e deficientes, assim, evite cadeiras espalhadas e mesas de centro, por exemplo;

  1. Cores e decoração: Por ser um estabelecimento voltado ao cuidado da saúde e da estética, é indicado o uso de cores mais claras, como tons pastel, ou a presença de uma cor mais forte contrabalanceada com outras mais suaves.

Já a decoração deve ser clean e funcional. Quadros e plantas podem ser utilizadas para elaboração de um ambiente acolhedor e familiar, porém é preciso lembrar que todos os itens devem ser limpos diariamente e as plantas bem cuidadas;

  1. Distrações durante a espera: Aqui é possível explorar diferentes opções, como dispor jornais e revistas, materiais informativos sobre saúde, brinquedos para as crianças, passatempos para adultos, conexão wifi, televisão e tomadas para carregar o celular;
  2. Serviços de copa: Nada melhor do que tomar um cafezinho para aliviar a espera pelo atendimento e contar com uma máquina de café e bebidas quentes na recepção de clínicas é uma excelente saída para oferecer essa comodidade.

As máquinas podem ser adquiridas nos regimes de locação ou comodato e as bebidas podem ser oferecidas gratuitamente ou vendidas aos pacientes e, assim, se tornar uma mova fonte de renda à clínica.

Sua clínica ainda melhor

Transformar a recepção de clínicas num ambiente mais acolhedor e bonito não é uma tarefa complicada, porém requer uma combinação de ações, como o melhor preparo dos profissionais, uma decoração leve e a presença de comodidades aos pacientes. Mãos a obra!

Sobre o Autor

Deixe seu comentário!

Quer melhorar a recepção da sua clínica? Então anote essas 6 dicas que preparamos e transforme esse cômodo num ambiente mais acolhedor e funcional.