A recepção de clínicas não precisa ser um local asséptico, sem graça e pouco acolhedor, afinal os pacientes, que já não estão se sentindo bem, ficarão muito mais confortáveis se esse espaço oferecer a eles comodidades e maior praticidade.
Outra questão está relacionada à organização do espaço para que os funcionários, a exemplo de telefonistas e recepcionistas, possam desempenhar melhor suas funções, com mais agilidade e produtividade, o que termina por beneficiar a clínica como um todo.
Recepção de clínicas: 6 dicas para melhorá-las
Como apontado, é possível fazer da recepção de clínicas um local mais aprazível para todos, por isso, anote essas 6 dicas e saiba como colocar esse plano em prática:
- Treinamento da recepcionista: Treinar os funcionários que prestam atendimento é o primeiro passo para melhorar a recepção, por isso essa é uma etapa que não pode ser deixada de lado.
É importante que todas as recepcionistas conheçam os protocolos da clínica, estejam aptas a passar informações e responder as dúvidas mais frequentes dos pacientes, além de saber como preencher, solicitar e preencher guias e formulários;
- Escolha dos móveis: Os móveis utilizados pelos funcionários devem ser ergonômicos e de boa qualidade, afinal, eles permanecerão em seus lugares por longos períodos, em geral, durante todo o expediente.
Já os móveis presentes na sala de espera, como mesas, cadeiras e sofás devem ser confortáveis, duráveis e fáceis de higienizar, por isso é indicado evitar mobiliário que pode furar, manchar ou quebrar com facilidade;
- Organização do espaço: A recepção de clínicas deve ser bem sinalizada para que os pacientes não se sintam perdidos, por isso o uso de placas e adesivos para informar a localização de banheiros e salas é uma ótima saída.
Além disso, é preciso pensar na acessibilidade dos pacientes, por isso os móveis devem ser posicionados de modo a não formar obstáculos perigosos, especialmente aos mais idosos e deficientes, assim, evite cadeiras espalhadas e mesas de centro, por exemplo;
- Cores e decoração: Por ser um estabelecimento voltado ao cuidado da saúde e da estética, é indicado o uso de cores mais claras, como tons pastel, ou a presença de uma cor mais forte contrabalanceada com outras mais suaves.
Já a decoração deve ser clean e funcional. Quadros e plantas podem ser utilizadas para elaboração de um ambiente acolhedor e familiar, porém é preciso lembrar que todos os itens devem ser limpos diariamente e as plantas bem cuidadas;
- Distrações durante a espera: Aqui é possível explorar diferentes opções, como dispor jornais e revistas, materiais informativos sobre saúde, brinquedos para as crianças, passatempos para adultos, conexão wifi, televisão e tomadas para carregar o celular;
- Serviços de copa: Nada melhor do que tomar um cafezinho para aliviar a espera pelo atendimento e contar com uma máquina de café e bebidas quentes na recepção de clínicas é uma excelente saída para oferecer essa comodidade.
As máquinas podem ser adquiridas nos regimes de locação ou comodato e as bebidas podem ser oferecidas gratuitamente ou vendidas aos pacientes e, assim, se tornar uma mova fonte de renda à clínica.
Sua clínica ainda melhor
Transformar a recepção de clínicas num ambiente mais acolhedor e bonito não é uma tarefa complicada, porém requer uma combinação de ações, como o melhor preparo dos profissionais, uma decoração leve e a presença de comodidades aos pacientes. Mãos a obra!