QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA SUA CAFETERIA - MÁQUINA DE CAFÉ AUTOMÁTICA OU CONVENCIONAL?
(85) 98947-4543 | (85)3274-7590 [email protected] Rod. BR 116, 9460 - Bairro Barroso - Fortaleza/CE

QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA SUA CAFETERIA – MÁQUINA DE CAFÉ AUTOMÁTICA OU CONVENCIONAL?

Donos e administradores de cafeterias sempre se perguntam sobre qual a melhor opção para ter numa cafeteria: uma máquina de café automática, que prepara as bebidas num simples apertar de botão, ou uma máquina tradicional, que requer a atuação de um profissional.

Para sanar essa dúvida de uma vez por todas é preciso levar em consideração aspectos como valor a ser investido, perfil do seu negócio, dos seus clientes e o que se espera no longo e curto prazo ao ter as máquinas de café.

Máquina de café automática x tradicional

As máquinas de café automáticas têm se mostrado mais vantajosas dos que as tradicionais por diversos motivos, tais como:

  • São mais econômicas, pois dispensam a atuação de um funcionário ou uma copa e podem ser manuseadas com facilidade até mesmo pelo próprio cliente;
  • As bebidas preparadas são padronizadas, o que evita mal entendidos entre os clientes e garante mais profissionalismo e satisfação;
  • As máquinas preparam uma série de bebidas e podem ser encontradas em diferentes modelos, como máquinas de café expresso, expresso italiano e bebidas quentes diversas, como chás, cappuccinos e cafés curto, longo, americano, etc.;
  • O pagamento também pode ser feito diretamente na máquina, o que ajuda a aliviar o caixa e manter a rotina de vendas mais organizada.

Porém, muitas cafeterias gostam de ter à disposição as máquinas tradicionais. Nesses casos, o recomendado é contar com ambos os equipamentos para oferecer mais opções aos clientes e maximizar os lucros.

Como ter sua máquina de café automática

Há três formas de ter uma máquina automática para preparo de café em sua cafeteria, conheça cada uma delas com mais detalhes:

  1. Aluguel

As máquinas podem ser alugadas com contrato, nesse caso, a empresa responsável por cedê-las deve fazer rotinas de manutenção, vistorias e a substituição dos equipamentos caso haja necessidade. Já a empresa contratante repassa um valor mensal pelo seu aluguel;

  1. Comodato

Nesse caso, as máquinas são deixadas na cafeteria que, por sua vez, deverá repassar uma porcentagem das vendas à empresa que as cedeu. Essa é uma ótima opção para estabelecimentos com muitos clientes, pois a máquina termina por se pagar sozinha.

Nesse caso, rotinas de manutenção, entrega dos equipamentos, vistorias e reparos também ficam por conta da empresa que cedeu às máquinas automáticas;

  1. Compra

Ao comprar a máquina de café, ela se torna propriedade do seu negócio. Nesse caso, não é preciso pagar nenhum tipo de aluguel ou repassar o lucro das vendas. É comum que rotinas de manutenção e reparos fiquem sob a responsabilidade da fabricante.

Como escolher bem a empresa que cederá as máquinas

O mais importante é contar com uma empresa que sempre formalize o negócio em contrato para garantir mais tranquilidade ao solicitante, seja ele locação, comodato ou venda das máquinas. Isso garante também mais transparência e segurança.

Outro ponto importante é sempre contar com uma empresa que possua um catálogo diversificado de equipamentos, pois as máquinas estão disponíveis em diferentes versões: maiores ou mais compactas, com mais opções de bebidas ou focada apenas no expresso, etc.

Dessa forma sua cafeteria ficará sempre bem assistida e seus clientes poderão usufruir de bebidas variadas e de alta qualidade.

Sobre o Autor

Deixe seu comentário!

Donos e administradores de cafeterias sempre se perguntam sobre qual a melhor opção para ter numa cafeteria: uma máquina de café automática, que prepara as bebidas num simples apertar de botão, ou uma máquina tradicional, que requer a atuação de um profissional.