(85) 98947-4543 | (85)3274-7590 [email protected] Rod. BR 116, 9460 - Bairro Barroso - Fortaleza/CE

A VERSATILIDADE DO CAFÉ TAMBÉM ESTÁ NO MODO DE PREPARO

Café: uma tradicional bebida amada por muitos

Todo mundo adora um cafezinho, seja para tomar de manhã e começar o dia com força total, seja durante o dia e a tarde para manter o ânimo e o rendimento nos afazeres e responsabilidades. De fato, é uma bebida que a todos anima!

Esta bebida já é popular há muito tempo; já foi o maior produto de exportação do Brasil; e esteve conosco através de muitas gerações. Só o cheiro do café faz com que muitos lembrem de avós e familiares mais velhos.

Para quem o aprecia, o café traz uma sensação de aconchego, segurança, bem-estar. E muita gente mal sai do lugar de manhã se não toma pelo menos um pouco de café.

Um ingrediente versátil

Existem muitas formas de apreciar e fazer essa antiga bebida, que combina com leite, chocolate, e cuja matéria-prima pode ser usada em alimentos como bolos, doces e até mesmo na composição de perfumes, com seu aroma marcante.

As formas mais comuns de apreciar ele puro, ou mesmo com leite, é recorrendo ao café expresso, solúvel e coado. E cada uma dessas variações tem a suas próprias qualidades e especificidades, às quais analisaremos daqui em diante.

Diferenças e especificidades do café expresso, solúvel e coado

1 – Café expresso:

Este costuma ser o preferido dos mais apreciadores do aroma, do sabor e da cremosidade do café. Isto porque o café expresso é aquele que melhor preserva essas qualidades.

Com uma quantidade de café comprimido numa cápsula que recebe um jato pressurizado de água fervendo, o expresso desce encorpado, forte e com uma bela quantidade de espuma sobre o líquido.

Como é uma forma mais difícil de se fazer em casa, este café normalmente é consumido em padarias, cantinas e cafés.

Mas aqui vai uma dica: a cafeteira italiana é um item simples que pode levar todas as qualidades do expresso para dentro de casa.

Para as empresas e comércios existem vários modelos de máquinas de café automáticas e outras que além do famoso cafezinho ainda permite usufruir de outras bebidas quentes.

Para conhecer alguns modelos dessas máquinas incríveis – clique aqui.

2 – Café solúvel:

O café solúvel é a maneira mais rápida e prática o possível de se fazer café. Isto porque ele fica pronto com a simples ação de colocá-lo na água ou leite quente e misturar até ficar homogêneo.

Apesar de tamanha praticidade, o café solúvel costuma ser a opção menos desejada por aqueles que estão acostumados às formas mais naturais de café. Ainda assim, é uma salvação para momentos nos quais não se tem muito tempo à disposição.

3 – Café coado:

Esta é provavelmente a forma mais tradicional e clássica de se fazer o café. E certamente é também a forma com mais variações.

O café coado pode adquirir sabores e tonalidades muito diferentes dependendo do processo com o qual é feito. O que já começa com o material do coador, que pode ser um filtro de papel ou um filtro de pano.

A maioria das pessoas coloca o café no filtro e passa a água fervendo por ele, mas há também quem jogue o pó de café na água e coe a mistura.

Uma vantagem desse tipo de procedimento é que outros ingredientes podem ser adicionados à bebida: cravos-da-índia podem ser fervidos com a água, dando um sabor especial; e pó de canela ou noz moscada podem ser adicionados no coador.

Então entre café expresso, solúvel e coado; qual é o melhor?

Como podemos observar, cada modalidade dentre essas tem as suas vantagens, e sendo assim fica difícil dizer que uma é melhor que a outra.

A verdade é que cada uma delas pode ser melhor em determinado momento. Quando se está com pressa em casa, o solúvel pode ser uma boa opção; com mais tempo, o coado; e na rua o expresso pode ser a melhor pedida, por exemplo.

Por sua versatilidade,o café pode ser aquele detalhe que falta para completar o acolhimento de sua empresa para seus clientes e colaboradores.

Ele também pode ser a fonte de renda para incrementar seu negócio. Para saber como contar com a versatilidade do café e ainda ter lucros, entre em contato com a Star Mídia e Café e conheça as melhores opções de máquinas de café e bebidas quentes – clique aqui

Sobre o Autor

Deixe seu comentário!