Saiba como surgiu a Vending Machine!

A vending machine, que são as máquinas automáticas nas quais se pode comprar uma infinidade de produtos, parecem ser invenção recente, devido à sua presença nos mais diversos ambientes: metrô, empresas, hospitais e entre outros.

Mas, na verdade, essa invenção já existe há aproximadamente 140 anos, sendo que as primeiras máquinas consolidadas surgiram em Londres em 1880 e vendiam cartões postais de forma parecida com o atual: recebia moedas e tinha um botão que liberava o produto.

As máquinas mais antigas costumavam ser muito pesadas, um pouco lentas e gastavam bastante energia elétrica, sem contar que  só aceitavam dinheiro.

Atualmente, as máquinas são muito ágeis e possuem diversos tamanhos, com os mais variados produtos, além de consumirem pouca energia. Ainda é possível efetuar pagamento com dinheiro, cartão de débito, crédito, vale refeição e até mesmo com smartphones.

Com os novos sistemas, o número de falhas é reduzido, e se obtém informações como valor de vendas, nível de estoque e condições de armazenamento.

Curiosidades sobre a Vending Machine

  • Alguns estudos e descobertas apontam que muito antes de 1880, já houve um primeiro projeto, em 215 anos a.C., no antigo Egito. Era uma máquina que vendia água benta em um templo, e fora desenvolvida por um matemático;
  • E apesar de não durar por muito tempo, essa ideia inspirou projetos futuros, que culminaram com o desenvolvimento de novos tipos de máquinas de venda, como nas tabernas europeias que vendiam tabaco;
  • Já, hoje em dia, pode-se encontrar máquinas que vendem, além de comida, objetos como guarda-chuvas, livros, peças de roupas, e que estão conectadas a aplicativos de celular que informam onde elas estão localizadas;
  • O país com o maior número destas máquinas são os EUA, mas o campeão em concentração de máquinas de venda é o Japão. No Brasil já são mais de 80 mil equipamentos desses em operação, sendo que a maioria está centralizada na região Sudeste, com a venda de bebidas quentes;
  • Há também máquinas de assistência que remotamente podem ser ativadas e liberam comida e bebida gratuitamente em regiões atingidas por desastres naturais;
  • Outro fator interessante é que as máquinas mais modernas refrigeram, esquentam ou preparam o pedido do cliente de forma personalizada. Um exemplo é que ao comprar um café, consegue-se escolher o nível de açúcar que desejar.

Um investimento para o seu negócio

A tendência do autoatendimento está crescendo mundialmente, de forma que o próprio cliente efetua todo o processo, contando com o suporte de sistemas e máquinas preparados para disponibilizar o que for desejado.

Não é diferente com a vending machine, pois agrada ao consumidor, justamente por ser prática e rápida, dispensando qualquer auxílio de outras pessoas.

Uma de suas vantagens é que não possui tanta necessidade de propaganda e destaque, já que, ao serem posicionadas em locais movimentados e estratégicos, estas máquinas se vendem sozinhas com suas vitrines convidativas.

Além do que, a manutenção desses equipamentos é fácil, assim como a instalação. E quaisquer procedimentos como reposição de estoque, energia elétrica e aluguel destas máquinas são facilmente recompensados por seu lucro.

About the author

Leave a Reply