Vários fatores influenciam no sabor do café, que é uma das bebidas preferidas dos brasileiros. Afinal, quem não gosta de um cafezinho saboroso logo pela manhã ou após o almoço para dissipar o sono no ambiente de trabalho?
Entretanto, durante o processo de preparo, há alguns fatos que merecem cuidado para garantir o sabor perfeito do café. Um dos principais é a escolha do filtro que será usado na preparação da bebida.
Ao todo, são vários tipos de filtros. Entre os mais comuns estão o de papel, o de pano e o de metal.
O indicado é que ele seja adequado ao tipo de moagem escolhida. Um exemplo é a moagem do café usual, que é vendido em pó no supermercado, e merece o filtro de pano ou papel.
Além da escolha do filtro, sua higienização é fundamental. Para a limpeza, é recomendado preparar uma solução simples de ácido cítrico ou vinagre com água quente e despejar no recipiente onde ficará o líquido da máquina quando estiver funcionando, ou seja, como se estivesse passando o próprio café.
Esse processo garantirá uma limpeza eficaz no filtro que influencia diretamente no gosto da bebida.
Saiba como preparar café
O que muitas pessoas não sabem é que preparar um bom café não é tão fácil e simples quanto parece.
Que tal conhecer algumas dicas para você já aplicar na hora de preparar seu próximo cafezinho?
Veja abaixo como preparar um bom café:
- Qualidade da água: além de uma boa qualidade da água, é necessário que o processo de filtragem seja com água mineral, que é livre de adição de flúor e cloro e, consequentemente, não impactará de forma negativa no sabor da bebida. A temperatura para colocar o pó de café junto com o líquido também é importante observar, devendo ser no ponto de fervura, em torno de 90°C.
- Condições de armazenamento do café: caso a armazenagem ocorra de forma inadequada, os grãos podem estragar e ainda impactar na qualidade do sabor da bebida. Ou seja, é fundamental guardar o café corretamente. Dê preferência a ambientes escuros e sem umidade. Uma outra opção é guardar na geladeira. Normalmente, nesse local, o café dura cerca de 30 dias, enquanto que nos outros espaços fora da refrigeração, ele dura no máximo 15 dias.
- Tempo de preparo: parece besteira, mas dependendo da velocidade do preparo do café, o sabor altera. Para ter um café com um sabor incrível, o ideal é colocar a água bem devagar sobre o pó do café. Caso contrário, a bebida ficará com um sabor indesejado.
Café de máquina é bom!
Uma máquina de café expresso possibilita fazer diferentes tipos de café com muito mais facilidade e proporciona novas sensações e experiências nos sabores das bebidas feitas a partir dele
Entre os principais tipos estão os expressos e os filtrados, passando pelos mocaccinos, cappuccinos, além do tradicional café com leite e o chocolate quente.
Há máquinas que ainda preparam chás deliciosos para quem é adepto dessa bebida.