Conheça cinco benefícios do café para a saúde
(85) 98947-4543 | (85)3274-7590 [email protected] Rod. BR 116, 9460 - Bairro Barroso - Fortaleza/CE

CONHEÇA CINCO BENEFÍCIOS DO CAFÉ PARA A SAÚDE

O café é uma das bebidas mais consumidas e apreciadas do mundo, mas é preciso saber que os benefícios do café vão além do seu sabor e aroma.

A bebida, que costuma ser consumida pela manhã e no final da tarde, é conhecida por dar energia e manter a pessoa ativa para cumprir as tarefas cotidianas.

No entanto, o café pode ser um diferencial não só para a disposição das pessoas, já que esse grão pode causar impactos positivos na saúde de quem o consome todos os dias.

Além da cafeína, o café contém zinco, potássio, ferro e outros minerais. Ainda conta com proteínas, lipídeos, polissacarídeos e açúcares em sua composição.

De acordo com a Associação Brasileira de Café, o grão tem uma considerável quantidade de polifenóis antioxidantes, que auxiliam na perda de peso.

Diversas pesquisas provam que o consumo do grão traz diversas vantagens para a saúde e são esses pontos positivos que iremos apresentar.

Os benefícios do café para a saúde

Para quem gosta de café, as vantagens que serão expostas aumentarão o apreço pela bebida e o momento de consumir o líquido será ainda mais aproveitado:

  • Faz bem para o fígado: um estudo de 2006, realizado com 125.000 pessoas durante 22 anos, constatou que aqueles que ingeriam ao menos uma xícara de café diariamente tinham 20% menos chances de ter cirrose;
  • Melhora a memória: uma pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Johns Hopkins, testou a memória de 160 pessoas por 24h e verificou que quem consumiu cafeína foi melhor nos testes de memória;
  • Faz a pessoa se sentir bem: um estudo da Universidade de Brasília (UnB) constatou que o café tem uma proteína com aspectos analgésicos e é uma solução para diminuir os níveis de estresse;
  • Pode melhorar o desempenho como atleta: uma matéria do jornal The New York Times relatou que cientistas e atletas têm o conhecimento de que o café melhora o desempenho nos esportes;
  • Aliado para a longevidade: profissionais da Universidade do Sul da Califórnia constataram que os riscos de morte por complicações cardíacas e diabetes são menores para quem toma café todos os dias.

 

Curiosidades sobre o café

Além das vantagens já citadas, há alguns detalhes sobre o grão que não são conhecidos pelas pessoas que gostam de consumir café diariamente.

Um desses detalhes é que a cafeína começa a fazer efeito 10 minutos depois do primeiro gole da bebida.

Segundo a Universidade de Barcelona, a cafeína alcança metade da sua concentração no sangue depois desse tempo e isso já é o bastante para iniciar uma mudança.

Outra curiosidade relacionada ao café não é ligada aos seres humanos, mas às abelhas.

Há pequenas quantidades de cafeína presentes em algumas flores e isso é usado para chamar a atenção das abelhas, que também podem se beneficiar com as vantagens da substância.

 

Como escolher o melhor café?

Antes de optar e escolher um café, é preciso compreender que as características do grão são complexas.

No entanto, o básico a se saber para optar por um café é ter conhecimento a respeito da origem do grão e da forma como ele é torrado.

Junto a isso, outros aspectos a serem verificados antes de escolher o café são: aroma, sabor e níveis de acidez, amargor e doçura.

Sobre o Autor

Deixe seu comentário!

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, mas você conhece todos os benefícios que ele proporciona? Leia este texto e descubra que o grão do café pode ser um grande aliado para a sua saúde.