(85) 98947-4543 | (85)3274-7590 contato@starmidiaecafe.com.br Rod. BR 116, 9460 - Bairro Barroso - Fortaleza/CE

Expresso, solúvel ou coado? Entenda a diferença entre esses três tipos

O café é a bebida mais consumida em todo o planeta, e não é para menos. Com diferentes sabores, frio ou quente, com leite, chocolate, baunilha, creme… Existem infinitas combinações possíveis para esta bebida. Já com o café simples (chamado de “puro” ou “preto” em alguns lugares), não há erro, pois é apreciado por todos.

É importante conhecer os tipos de preparo diferentes de café para oferecer aos seus colaboradores, clientes e/ou pacientes, ou até mesmo para si próprio, nos momentos de descontração e pausas.

Por isso, elaboramos esse artigo para mostrar as diferenças entre o café solúvel, coado e expresso, a preferência nacional e qual é o mais adequado a depender da situação e do público-alvo ao qual será oferecido.

Como fazer café de três diferentes formas e as principais diferenças entre elas?

Para saber qual a melhor forma de fazer café em uma empresa, evento, clínica ou qualquer outro local de trabalho, é preciso conhecer as formas de preparo, as quantidades de café envolvidas e outras características importantes para desenvolver o café perfeito.

Abaixo, elencamos todas essas informações cruciais para você colocar em prática as mais convenientes para você e seus colaboradores, clientes ou convidados.

  • Modo de preparo: As maiores diferenças estão no modo de preparo. O café coado é feito em um filtro de papel ou tecido. Já o café expresso é produzido em uma máquina especial, e a quantidade de pó costuma ser consideravelmente maior. O café solúvel exige apenas uma quantidade pequena de água quente, com açúcar e o próprio pó a gosto.
  • Temperatura: a temperatura difere um pouco no preparo dos cafés. O café coado geralmente é feito com água aquecida entre 90° e 95°C, e o processo ocorre unicamente a 90°C. Com o café solúvel (também conhecido como instantâneo), o ideal é manter a temperatura também bastante alta, em torno de 90° a 100°C para o preparo.
  • Aroma e sabor do café: O café coado tem sabor e aroma clássicos. Já o café expresso tem o sabor marcante e característico, inconfundível diante dos outros. O solúvel pode ter um sabor e aroma mais suaves ou fortes, se comparado a outros, pois depende da quantidade de produto e água utilizados.
  • Cafeína: Segundo pesquisas, o café coado costuma ter quantidades maiores de cafeína. Já o café expresso e o solúvel são indicados (a depender da marca e do tipo) para apreciadores que preferem tomar quantidades menores de cafeína ao ingerirem café.

Outras opções para amantes de café – café de máquina é bom e acessível

Como vimos, existem diferenças consideráveis entre os três tipos de café, e conhecê-las será importante para escolher o tipo ideal para si e para seus colaboradores ou clientes.

Uma alternativa válida para disponibilizar café no ambiente de trabalho são as máquinas de café, que oferecem produtos saborosos, de diversos tipos por preços bem acessíveis. Muitas vezes, uma máquina já é suficiente para saciar o desejo pela bebida mais consumida por todo mundo.

Sobre o Autor

Deixe seu comentário!