(85) 98947-4543 | (85)3274-7590 contato@starmidiaecafe.com.br Rod. BR 116, 9460 - Bairro Barroso - Fortaleza/CE

5 dicas para decorar seu consultório

Ir ao consultório médico é algo que pode envolver ansiedade e expectativa. Por isso, ter um ambiente acolhedor faz toda a diferença. Além disso, para as pessoas que vão pela primeira vez no consultório, a boa impressão define o retorno do paciente.

O impacto visual, por exemplo, ajuda a causar um clima acolhedor, o que é positivo tanto para os pacientes como para quem trabalha no local. E para propiciar conforto e acolhimento, ter elementos de madeira, uma iluminação suave e poltronas confortáveis são essenciais.

Outro fator que ajuda são as cores. Tradicionalmente, na área de saúde, é comum usar as cores azul e verde porque transmitem uma sensação de limpeza, fundamental quando se pensa no segmento de saúde.

Na recepção, poltronas e cadeiras confortáveis em cores que não “briguem” com o tom da parede. Não adianta adquirir móveis de design moderno se destoam da proposta de conforto e acolhimento. Busque também itens de fácil limpeza.

Principais itens de decoração para uma clínica

Para garantir um ambiente totalmente favorável ao paciente, essas informações auxiliam na decoração da clínica, principalmente na sala de espera, enquanto é aguardada a chamada do médico:

  • Estilo, mas com foco no paciente: O consultório é seu local de trabalho, onde você passa muitas horas, mas lembre-se que você deve propiciar um ambiente em que os seus pacientes se sintam acolhidos;
  • Conforto é palavra de ordem: Se os pacientes são crianças, o conforto é à medida da faixa etária. Neste caso, por que não ter alguns brinquedos ou livros de colorir?
  • Pesquisas mostram que a iluminação tem efeito sobre as pessoas: Em lugares em que há maior exposição do sol, por exemplo, as pessoas são mais felizes. Por isso, use uma iluminação que valorize o ambiente, mas que cause um bom efeito nas pessoas.

Máquina de café para os pacientes

Tenha água e uma máquina de café à disposição dos pacientes. A máquina de café é vantajosa porque dá autonomia aos pacientes que podem se servir sozinhos e deixa a recepcionista livre para se concentrar na marcação de consulta, recepção e orientação dos pacientes.

Há empresas que oferecem a locação ou a venda de uma máquina, com diversos modelos e funcionalidades inclusas. Você pode alugar máquina de café e também máquina de snacks (salgadinhos, bolachas) que melhor se enquadrem no estilo do seu consultório. São modelos de portes grande ou pequeno, que oferecem café, cappuccino, leite, chá, chocolate quente, gelado.

E para dar um “up” no visual do consultório, pode usar papel de parede ou quadros decorativos que contribuam para deixar o consultório com um cenário mais descontraído.

É válido também colocar seus diplomas, certificados de cursos e participações em congressos. É uma forma de o paciente ter referência do profissional a quem está confiando sua saúde.

A decoração deve estar em sintonia com a mensagem que você quer passar aos pacientes. Sóbria ou divertida? No fim, o mais importante é que os pacientes gostem do seu atendimento, e o conforto de sua clínica potencializa a satisfação obtida em geral.

Sobre o Autor

Deixe seu comentário!