(85) 98947-4543 | (85)3274-7590 contato@starmidiaecafe.com.br Rod. BR 116, 9460 - Bairro Barroso - Fortaleza/CE

Você̂ sabe quais características devem ser usadas para avaliar o café́?

Um café de qualidade possui algumas características que são consideradas o diferencial para o sabor da bebida que é uma das preferidas dos brasileiros. Afinal, sentir o gostinho do café logo pela manhã faz o dia começar melhor, concorda?

Além disso, o café auxilia em diversas funções da pele, corpo e cérebro. Ele ajuda na diminuição do estresse, no aumento da sensação de felicidade, sem contar que faz bem para o fígado. Na verdade, ele até ameniza os sintomas do mal de Parkinson e reduz o risco do câncer de pele. 

Há pessoas que também usam a cafeína para aumentar o desempenho quando praticam atividades físicas, já que ela acelera o sistema nervoso central e, consequentemente, faz com a pessoa fique acordada com mais energia e disposição. 

Conheça as características do café

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, possibilitando as pessoas terem acesso a uma ampla variedade de tipos e qualidades.

Porém, para um bom degustador de café, é primordial conhecer e sentir algumas das principais características dessa bebida. Entre elas estão:

  • Amargor: esse gostinho clássico produzido pela cafeína deve ser equilibrado. Os cafés de qualidade apresentam esse fator. Já quando o amargor é muito forte significa que são cafés que possuem uma torra acentuada e são de qualidade inferior.
  • Aroma: bons cafés possuem um aroma pronunciado. Porém, a avaliação do aroma dependerá da experiência do degustador. São diversos tipos de aroma, como os frutados, florados, achocolatados e os semelhantes aos pães torrados.
  • Doçura: os cafés finos apresentam um sabor mais adocicado e, por isso, permitem que sejam bebidos sem adição de açúcar. A doçura pode ser nula ou muito boa, tudo dependerá do preparo do café. Um bom exemplo são os cafés feitos com excesso de grãos pretos, que não apresentam a doçura perceptível.
  • Acidez: é a sensação que acontece na parte lateral da língua. No Brasil, normalmente os cafés são poucos ácidos. Apesar disso, é uma das características mais desejáveis na bebida, principalmente nos mercados europeus. Os cafés colombianos são valorizados pela sua intensa acidez.

Melhor café é o de máquina

Atualmente, o café de máquina é um dos mais usados pelos brasileiros. Isso se deve ao fato de que há várias possibilidades de fazer diferentes tipos de café com facilidade. Além disso, a máquina de café expresso proporciona novas sensações e experiências nos sabores das bebidas.

A economia também é um fator importante para que o café de máquina seja considerado melhor do que os tracionais. Ao fazer um café coado, acaba sobrando o líquido tanto na cafeteira quanto no bule, desperdiçando assim, matéria prima.

Com as máquinas, é possível fazer apenas o que for consumir, economizando água, pó de café e até energia.  

Que tal conhecer os diversos tipos de café que a máquina proporciona? Aqui estão alguns: os expressos, filtrados, mocaccinos, cappuccinos, além do tradicional café com leite e o chocolate quente.

Há máquinas que ainda preparam chás deliciosos para quem é adepto a essa bebida.

Sobre o Autor

Deixe seu comentário!