(85) 98947-4543 | (85)3274-7590 contato@starmidiaecafe.com.br Rod. BR 116, 9460 - Bairro Barroso - Fortaleza/CE

Café e criatividade – Existe relação entre os dois?

Sabe aquele instante em que você está na sua mesa, imerso em escrever um relatório ou concluir o projeto e as palavras parecem fugir? Acredite, o café e criatividade é a combinação que você precisa para melhorar o seu rendimento.

Uma pausa no trabalho não é mais vista como desperdiçar tempo ou indicar que o funcionário está “enrolando”. Dependendo do tipo de trabalho que você exerce, já se reconhece que é preciso ter uma pausa nas atividades.

E para estimular a convivência entre os colegas de trabalho, muitas empresas mantêm uma máquina de café. É em torno dela que acontece o coffee break, o encontro com os colegas em que podem surgir novas ideias.

Mas não é só isso. É muito comum encontrar máquinas de café também em consultório médico ou laboratórios de exame. A presença destas máquinas oferece conforto e distração para quem aguarda ser chamado.

Influência do café e criatividade

Pesquisas científicas já comprovaram que o café é um estimulante. Por isso, a interrupção no relatório para o coffee break com os colegas pode ser muito frutífero. É um momento de restabelecer a energia.

Além disso, o café já está tão tradicional que as melhores ideias e muitos contratos podem ser fechados na hora do café. É o momento de conversar com os colegas ou que também pode servir para reflexão.

Mas não é só isso. Quando a empresa opta por disponibilizar uma máquina de café para os funcionários, eles podem se sentir valorizados. Ou seja, a parada para o café ainda tem um caráter motivacional entre os colaboradores.

Algumas empresas optam pela instalação de uma máquina de café também como forma de estimular a produtividade. Afinal, a cafeína é um estimulante que ajuda a deixar as pessoas mais atentas.

Isso significa que, na volta à mesa, o funcionário tende a estar mais disposto para voltar às suas atividades. Saiba como o consumo de café pode influenciar o rendimento no trabalho:

  • Ajuda na memória e na concentração;
  • Melhora o rendimento no trabalho e o humor;
  • Aperfeiçoa a atividade intelectual.

Coffee breaks

O consumo de café contribui para nos manter acordados, por isso faz com que o organismo fique mais atento. Além disso, a bebida também aumenta os níveis de adrenalina, despertando a pessoa e deixando-a mais alerta e produtiva.

Por mexer na produção de hormônios importantes, estão diretamente ligados, o café e criatividade. O resultado é a grande ajuda no desempenho profissional que as pessoas terão. Por isso, a pausa para o café tem se mostrado estratégica nas empresas.

Há quem também defenda a pausa para o café entre os funcionários como um momento que pode ser usado para integração e socialização das equipes ou com os gestores de departamentos, contribuindo para a socialização na empresa.

A pausa para o café ajuda ainda a criar um clima mais amistoso no local de trabalho, e a máquina de café serve como referência dentro da empresa. Essa é uma das razões que muitos estabelecimentos optam por máquinas de café.

É durante a pausa do café que os funcionários têm a oportunidade de se interagir e, muitas vezes, conhecer colegas de outros setores.

Sobre o Autor

Deixe seu comentário!